Estudantes de Paulínia marcam presença no lançamento oficial do Programa Eras em São Paulo
Estudantes do 9º ano representaram o município na capital paulista; projeto utiliza jogo de tabuleiro educativo para fortalecer a educação ambiental nas escolas.
Na última sexta-feira, 19, a capital paulista foi palco do lançamento oficial do Programa Eras, um evento focado em inovação educacional e sustentabilidade que contou com a participação de alunos do 9º ano da rede municipal de Educação de Paulínia.
Idealizado pelo Instituto Orizon Social, o projeto surge como uma importante ferramenta de transformação nas salas de aula. O seu principal objetivo é o fortalecimento da educação ambiental e da sustentabilidade nas escolas brasileiras. Para isso, o Programa Eras utiliza uma metodologia inovadora: um jogo de tabuleiro educativo totalmente alinhado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Por meio de atividades e desafios práticos, o jogo estimula o aprendizado de forma lúdica e participativa. A meta é desenvolver nas escolas as competências necessárias para a formação de cidadãos conscientes e engajados com a preservação do meio ambiente.
A rede municipal de Paulínia demonstrou seu compromisso com a causa ao aderir ao projeto logo no início do ano letivo. Representando o município no evento de lançamento, estiveram presentes os estudantes das seguintes instituições de ensino:
EMESFM Vitor Szczepanski e Souza Silva (Centro)
EMEFM Maestro Marcelino Pietrobom (Ouro Negro)
EMEF Professor Domingos de Araújo (Betel)
EMEFM Vereador Angelo Corassa Filho (Monte Alegre)
O engajamento com a nova proposta não se restringiu apenas aos jovens. A cerimônia na capital também foi acompanhada de perto por diretores, gestores e professores da Secretaria Municipal de Educação de Paulínia, evidenciando o esforço conjunto do corpo docente e da administração pública em trazer metodologias de ensino modernas e ecologicamente responsáveis para a cidade.





COMENTÁRIOS